Diretoria de Cursos

Os cursos oferecidos pela New Space Tech são customizados (de 4h a 40h). Uma vez identificada a necessidade do cliente, adequamos a carga horária que melhor atenda a demanda.

Mas dispomos de um portfólio preliminar apresentado abaixo, os quais são ministrados com o apoio de professores convidados, reconhecidos em suas áreas de atuação. 

Se o curso que deseja não estiver aqui descrito, faça contato conosco e  providenciaremos o que você precisa.

Para você que atua na área de Sistemas Espaciais, Ciências Planetárias e outras disciplinas correlatas e deseja trabalhar conosco, faça contato. A sua proposta pode se tornar um minicurso ou um seminário, seja presencial ou online.

Portfólio de Cursos

Introdução a Projetos de Missões e Sistemas Espaciais

Descrição do Curso: NST-MSE - O curso tem como principal referência o livro "Space Mission Engineering: The New SMAD". O Setor Espacial é apresentado como um todo. São abordados tópicos de Astronomia; Astrodinâmica; Engenharia de Sistemas Espaciais; Segmento Espacial, Lançador, Solo; Satélites e seus Subsistemas; Missões Espaciais; e Aplicações.

Referência Principal: J. R. Wertz, J. J. Puschel, and D. F. Everett, Space mission engineering: the new Smad. Cleveland: Microcosm Press, 2011.

Introdução a Sistemas Espaciais SAR

Descrição do Curso: NST-SAR - Este curso trata de um dos Sistemas Espaciais de Observação da Terra cujo interesse por partes interessadas vem crescendo nos últimos anos. São apresentados os conceitos básicos do uso de sensores SAR (Synthetic Aperture Radar) a partir do espaço e suas aplicações. Várias referências compõem este trabalho, sendo uma delas o manual da NASA “The SAR Handbook”.

Referência Principal: A. Flores, K. E. Herndon, R. B. Thapa, and E. Cherrington, The SAR Handbook. NASA, 2019.

Introdução a Engenharia de Sistemas Espaciais

Descrição do Curso: NST-SSS - Como conduzir um projeto de uma Missão Espacial? A Engenharia de Sistemas Espaciais é uma ferramenta importante para realizar projetos complexos como esses. Os processos da NASA e ECSS são comparados e explicados. São abordadas as fases de um projeto - o seu ciclo de vida. Elaboração de Requisitos, Conceito de Operações (ConOps), e Plano de Gerenciamento da Engenharia de Sistemas são apresentados.

Referências Principais: NASA, “NASA System Engineering Handbook Revision 2,” NASA, 2016; “ECSS-M-ST-10C Rev. 1 - Space project management - Project planning and implementation,” ECSS, 2017.

Introdução à Segurança de Sistemas Espaciais

Descrição do Curso: Muitos são os fatores contribuintes que levam ao sucesso ou ao fracasso um programa espacial, conjuntamente com o empenho e esforço dos muitos stakeholders envolvidos no seu desenvolvimento. Nesse aspecto, a segurança pode ser vista como um dos principais pilares que sustenta o ciclo de desenvolvimento do produto espacial. Nesse contexto, surge o STAMP (System-Theoretic Accident Model and Processes)/STPA (System-Theoretic Process Analysis) como uma abordagem de Engenharia de Sistemas aplicada a segurança.

Referência Principal: Tese de Doutorado "Integration of a Systemic Hazard Analysis into a System Engineering Approach", Dr. Jonas B. Fulindi, ITA/MIT, 2017.

Nossos contatos

Telefone: +55(12) 3600-8130 Ramal 2360 (Diretoria de Cursos)
E-mail: contato@newspacetec.com